A aluna Vanessa Ferreira da Silva do Colégio Estadual Carmela Dutra deu mostras de superação e perseverança depois de obter a certificação de seus estudos através do ENEM 2011. Considerada uma das alunas mais aplicadas da sua turma (8ª série ) pelos seus professores, a aluna surpreendeu ao atingir uma pontuação superior a média nacional e inclusive a vários alunos que concluíram o Ensino Médio do Carmela Dutra mesmo estando na oitava série.
Esta pontuação foi suficiente para Vanessa obter a certificação de conclusão de seus estudos, uma conquista que a jovem de 25 anos celebra com bastante alegria depois de muitas dificuldades ao longo de seu percurso escolar, marcado por várias evasões.
Depois de saber do resultado, a aluna que cursaria a 1ª Série do Ensino Médio em 2012 já tem outros planos para seu futuro: se inscreveu no PROUNI para concorrer a uma vaga no curso de História e Pedagogia.
"Se não for desta vez, continuarei me preparando até conseguir" diz Vanessa.
"Se não for desta vez, continuarei me preparando até conseguir" diz Vanessa.
Marcos Antonio de Souza, atual diretor do Carmela Dutra e ex-professor de Geografia de Vanessa, diz não ter ficado surpreso com o desempenho da aluna:
"Quando fiquei sabendo que o Enem também poderia ser utilizado pelos alunos com defasagem idade/série para obter certificação dos estudos, a primeira pessoa que pensei em inscrever foi a aluna Vanessa... Sou professor dela desde a sétima série e era claro e evidente que ela tinha plenas condições de obter uma boa pontuação no ENEM porque ela sempre se destacou na sua turma.E assim que fiquei sabendo do resultado a inscrevi também no Prouni, para que ela possa concorrer a uma bolsa e assim cursar o ensino superior. São exemplos como a aluna Vanessa que fazem nossa profissão valer a pena, e esperamos que muitos alunos possam seguir seu exemplo de perseverança e dedicação nos estudos mesmo em condições adversas. Nós da família Carmela Dutra damos os parabéns a aluna e esperamos que novas portas se abram a partir desta nova conquista ".
De acordo com dados do Censo Escolar, o índice de evasão registrado pelo Carmela Dutra ultrapassa os 50% em algumas séries, fato que somado ao elevado índice de repetência faz com que dezenas de alunos se encontrem na mesma situação que a aluna Vanessa, embora estes alunos sequer possuíam informações sobre a certificação dos estudos através do ENEM, uma medida que já é possível desde 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário